• Juju

Tecnologia limpa e design robusto para liderar o mercado de híbrido

Atualizado: 30 de Jul de 2020






Estive na fábrica de São Bernardo, onde me receberam com muita atenção para entregar o modelo que seria testado


Por onde passei com o Lexus NX 300h Dynamic pude observar os olhares atentos ao modelo que realmente se impõe. Mesmo em lugares frequentados pelo público- alvo deste carro, notei que poucos conheciam o modelo e ficavam muito felizes ao observar os detalhes. Muitos, inclusive, perguntaram sobre as vantagens e desvantagens dele. Curiosos, não faltaram. Felicidade por ser híbrido, era evidente.



Vamos falar dele, então. Fiquei a bordo alguns dias. Um detalhe: é extremamente silencioso, chega a ser engraçado, pois no começo você pode achar que o veículo está desligado. Com o sistema power (botão) e chave por aproximação, ao ligar você já observa o diferencial.


A experiência

Consegui pegar estrada com destino a Campinas (sai do Grande ABC, mais propriamente Santo André) e me surpreendi com a economia. Em vários momentos, marcava 15km por litro, e olha que consegui esticar bem, a rodovia estava vazia. A entrega do motor foi fundamental nas curvas, e mesmo com muita chuva (muitaaaaaa), o freio atendeu sistematicamente, sem trepidação e o amortecedor respondeu silenciosamente todas as necessidades.

A arrancada é um pouco lenta na retomada, mas não dá para cobrar muito deste quesito de um carro com tantos atributos, até porque na saída mesmo conseguimos de 0 a 100Km em 9,2 segundos. No painel, é possível acrescentar a opção Sport, com certeza esta atenderia melhor.


Os detalhes

A tela de 8” mostra de onde está vindo a força que faz este “monstro” japonês andar, ou seja, o sistema é capaz de acionar um ou outro (e combinar os dois quando necessário) para buscar o ideal de acordo com a condução. Mais economia, mais auxílio ao meio ambiente, mais silencioso. Com a tecnologia Lexus Hybrid Drive, a linha NX é movida pela combinação eficiente de um motor a combustão de quatro cilindros DOHC 16V VVT-i (intake) com um motor elétrico, totalizando 200 cavalos. Comandada pela transmissão Hybrid Transaxle, ela garante alta performance, excelente economia de combustível, baixa emissão de gases e menos ruído. A troca de marchas também pode ser feita por meio dos paddle shifts localizados no volante, e você pode selecionar o modo de condução de sua preferência: Eco, Normal, Sport e EV. Tudo isso para que a sua experiência seja ainda mais extraordinária.


O SUV híbrido tem um espaço interno de fazer inveja para muitos da categoria por aí. Os bancos dianteiros e traseiros trazem conforto garantido para quem utiliza. Aliás, ao motorista a ergonomia é sensacional. Encaixe perfeito. O visual robusto alinha com a elegância da Toyota. O valor a ser investido parte de R$223.390,00. Existem outras versões, além da Dynamic, como a Luxury e a F Sport. https://www.lexus.com.br/pt.html

Ainda sobre o painel, o comando touchpad no console não é uma dos destaques positivos, pois vejo com dificuldade seu uso por parte de um público um pouco mais velho. Não é tão prático, vamos dizer assim, mas fica sofisticado.



1 visualização0 comentário