• Juju

Jornalista apoia campanha social no Grande ABC








A jornalista Juliana Bontorim, em conjunto com seu portal de notícias Big ABC, apoia a corrida solidária promovida pelo Instituto Ensina, como parte das ações sociais em prol da Campanha Doa Mauá, que acontecerá entre os dias 01 e 12 de dezembro. O evento esportivo ainda arrecadará alimentos não-perecíveis que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Mauá e ocorrerá em 12/12, das 07h30 às 09h, na Avenida Papa João XXIII, em Mauá.


"É uma honra fazer parte de uma causa tão importante que beneficiará 12 entidades sociais com doações, além disso, o Fundo Social de Solidariedade de Mauá receberá os alimentos doados pelos inscritos", afirmou a profissional de mídia Juliana Bontorim.


Inscreva-se até 30/11!


Conheça o Doa Mauá!


A campanha estimula a doação para organizações sem fins lucrativos do município através do site www.doamaua.com.br. O doador acessa a plataforma e escolhe qual organização quer ajudar e qual valor quer doar. No dia 30 de novembro a campanha se junta ao movimento nacional Dia de Doar.


“O Doa Mauá faz parte do movimento Dia de Doar que tem uma proposta muito bacana, que é de estimular a solidariedade. Doe, doe para quem for, para a Igreja, para a comunidade ao seu redor, para aquela ONG que faz um trabalho legal perto de você. Toda doação é bem-vinda. Precisamos falar mais sobre generosidade e solidariedade. Estimular isso nas crianças e criar no nosso povo o hábito de doar de maneira natural”, comentou Thaisa Damo, fundadora do Instituto Ensina.


Movimentos solidários




Em 2021 novas organizações se juntam a campanha. A expectativa do Instituto Ensina é que novos parceiros adiram a essa edição possibilitando que a campanha seja maior e que chegue a mais pessoas.


Outra ação de destaque é o Espaço Doa Mauá Kids, uma loja dentro do Mauá Plaza Shopping criada pensando nas crianças. A ideia é estimular a cultura da doação e a generosidade entre as crianças. No espaço é um ponto de arrecadação de livros infanto juvenis, brinquedos e também alimentos. As organizações utilizam o espaço como uma forma de divulgação de seus projetos e causa.


Participam do Doa Mauá as organizações AMAB/Girafinhas do Basquete, Amigo É Para Essas Coisas, APAE Mauá, APASMA, Casa do Senhor, Chácara das Flores, Estrela Azul, IMA, Lar Sol da Esperança, Nova Era Novos Tempos, Ong Vida Mauá e Instituto Penta.


História


Desde 2013, o Brasil participa do Dia de Doar, que começou um ano antes nos Estados Unidos, criado pela organização nova-iorquina 92Y. Atualmente a campanha é mundial e conta com a participação oficial de 72 países. O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), seguindo as datas comerciais já famosas como Black Friday e Cyber Monday.


A entidade realizou em 2020 a primeira edição da campanha. A participação mauaense foi desafiadora por ter acontecido no ano de pandemia em que as pessoas ainda estavam inseguras e com muitas incertezas. Mesmo assim, foram arrecadados cerca de 100 mil reais entre doações on e off-line, brinquedos e livros infantis.


Iniciativa



O Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, rede formada por pessoas e organizações que se articulam voluntariamente no propósito de enraizar a doação como parte de nossa cultura. A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é organizadora do Dia de Doar e representante oficial da data no Brasil.

Mais informações sobre o movimento nacional em: https://www.diadedoar.org.br/ ou www.gentilezagenerosidade.org.br/ para o Dia de Doar Kids.


Realização




O Instituto Ensina – Educação, Cultura e Desenvolvimento Social é uma organização sem fins lucrativos que tem como principal objetivo fortalecer outras organizações do Terceiro Setor. Em outras palavras é uma Ong que auxilia outras Ongs. Para isso oferece cursos, palestras e workshops voltados a esse segmento. Oferece de maneira totalmente gratuita assessoramento para as cerca de 20 entidades mauaenses parceiras.

Mais informações em www.institutoensina.org.br




4 visualizações0 comentário